Buscar
  • Drones Solution

Uso de drones na Indústria

Atualizado: 16 de nov. de 2021



O desenvolvimento de inteligência artificial, realidade virtual e sensores transformou radicalmente a indústria de drones. A integração do fluxo de trabalho e a criação de novos sistemas de gerenciamento de ativos são alguns dos benefícios esperados a partir da consolidação do uso de drones na indústria.


Entre tantas transformações que a tecnologia trouxe para as cadeias produtivas, o crescimento da utilização de drones para otimizar processos é um dos destaques que mais tem chamado a atenção. Os drones ganharam um espaço especial nas áreas de inspeção, captação e processamento de dados.


Com as últimas inovações e mudanças nos processos tradicionais, surge a necessidade de as empresas investirem em tecnologia para manter e elevar a eficiência operacional. Nesse ambiente, os drones na indústria se tornam ativos estratégicos no processo de modernização e de aumento da competitividade no mercado. Conheça algumas das aplicações que já estão sendo feitas:

1. Inspeção

Desde a inspeção da matéria-prima até a linha de montagem, os drones podem assumir tarefas muito difíceis para robôs grandes e pré-programados ou complexos demais para serem executados por seres humanos.

Com câmeras exclusivas, os drones na indústria são capazes de capturar dados das operações. Isso reduz os riscos associados à presença de inspetores no chão de fábrica.

Os benefícios são a capacidade de executar a mesma tarefa de forma mais barata, com uma frequência muito maior e agregar mais segurança ao processo.

2. Monitoramento e segurança

A conformidade é um desafio para a indústria e por isso, no quesito vigilância, os drones também conseguem ajudar desde a redução de furtos até manter os trabalhadores seguros. Isso ocorre pois eles têm a capacidade de estar em qualquer lugar, operando 24 horas por dia e monitorando as operações em tempo real.

Os drones podem detectar rapidamente problemas na produção, para que as equipes de reparo consigam restaurar o serviço rapidamente. Eles também podem monitorar operações e encontrar riscos de segurança que poderiam causar acidentes de trabalho ou não conformidade em produtos, uma tarefa que seria perigosa e demorada demais para ser feita por humanos.

3. Logística

Usar drones para escanear rapidamente milhares de itens em um armazém tem se tornado algo cada vez mais comum. Os drones industriais fazem o trabalho em uma fração do tempo, utilizando metade dos recursos, com segurança para o patrimônio e para os funcionários.

Além disso, com o uso de drones, as indústrias são capazes de coletar dados, automatizar processos redundantes e gerar máxima eficiência.

Com a Internet das Coisas (IoT) constantemente se desenvolvendo e se tornando mais integrada, é possível ver drones executando todos os tipos de tarefas no processo de produção para maximizar a eficiência operacional e a segurança dos trabalhadores.


Os drones são uma tecnologia revolucionária, mas ainda é cedo para afirmar qual o real impacto deles em cada um dos setores em que estão atuando. Porém, é inegável que as empresas precisam ficar atentas aos novos gadgets da tecnologia e invistam em inovação para que consigam se manter bem posicionadas em relação às concorrências.


O futuro é das cidades inteligentes e os drones podem ser uma ótima ferramenta de start para começar a aderir essa tendência. Seriam eles, aliás, uma possível solução para reduzir os engarrafamentos no trânsito, fazendo entregas aéreas? Seja como for, o fato é que os drones não são mais uma tendência. Eles chegaram para ficar.