top of page
Buscar
  • Gabriella Carvalho

10 áreas de atuação no mercado de trabalho para Piloto de Drones

Atualizado: 16 de nov. de 2021



Qual área escolher para trabalhar como Piloto de Drones? Eis a questão!


Através de câmeras dos diversos espectros e sistemas tecnológicos, os drones modernos trazem e abrem possibilidades para você atuar com confiabilidade, agilidade e responsabilidade técnica em diversas áreas.


Nem todo mundo conhece as especialidades e as especificidades das engenharias, assim como nem todo mundo tem competências com entretenimento. Com o conhecimento em pilotagem de drones, você poderá escolher novos rumos para atuar em uma área específica e fazer parcerias com profissinais habilitados para entrega de resultados surpreendentes.


No nosso curso básico em pilotagem de drone você já terá uma visão completamente diferente das suas possibilidades.


Eu sei que esse dilema já te acompanhou ou ainda te acompanha e por isso vamos te ajudar a resolver essa questão, listando 06 áreas que você pode atuar, seja como prestador de serviços ou como empreendedor.


  1. Filmagem e fotografia

  2. Segurança e monitoramento

  3. Agronegócio

  4. Energia

  5. Mercado imobiliário

  6. Acompanhamento de obras

  7. Telecomunicações

  8. Logística

  9. Inspeções Óleo e Gás

  10. Inspeções Esgoto e Tratamento de Água


1. Filmagem e Fotografia


Nas áreas de filmagem e fotografia já é possível ver o quanto os drones têm ajudado com diversas possibilidades, gerando imagens incríveis para profissionais de fotografia, videomaker, cinegrafistas e fotojornalistas. A cada dia que passa, produtoras do audiovisual investem em drones para realizar a melhor cobertura de eventos com todos os detalhes e qualidade possíveis.


2. Segurança e Monitoramento


Os drones se tornaram grandes aliados ao ramo de segurança e monitoramento.

Com a autorização adequada, os operadores podem usar a tecnologia para fornecer segurança e vigilância a empresas privadas, eventos esportivos, reuniões públicas e outros locais. Os drones também podem coletar dados valiosos durante e após desastres naturais para ajudar nos esforços de segurança e recuperação.


3. Agronegócio


Como os drones usam GPS (Sistema de Posicionamento Global), eles podem ser programados e manobrados para locais precisos. Isso é especialmente útil em várias situações. Na agricultura de precisão, por exemplo, os drones são usados ​​para uma variedade de necessidades agrícolas, como pulverização de fertilizantes e inseticidas, identificação de infestações de ervas daninhas e monitoramento da saúde da lavoura. A precisão dos drones economiza tempo e custos dos fazendeiros.


4. Energia


Nessa área, o piloto de drone tem oportunidade de trabalhar em monitoramento de barragens e reservatórios, inspeção de linhas de transmissão, inspeções em parques eólicos e inspeção em usidas solares. Com essas aplicação afasta o homem de situações de alto risco de trabalho em altura e exposição aos riscos elétricos, sem contar em todas as questões do monitoramento ambiental do entorno dessas instalações. O drone vem sendo um elemento chave para redução custos e redução de falhas do sistema.



5. Mercado Imobiliário


O piloto que atua no mercado mercado imobiliário trabalha como freelancer para capturar fotos aéreas e vídeo de uma propriedade à venda, que o corretor de imóveis usará em materiais promocionais.


Outra oferta típica hoje em dia é um tour virtual de uma propriedade, que é um vídeo que percorre toda a propriedade, incluindo imagens aéreas e terrestres. Esse trabalho frequer habilidades tanto de vôo quanto de vídeo / fotografia.


6. Acompanhamento de obras


Os pilotos de drones estão ajudando essas indústrias a economizar muito dinheiro, realizando monitoramento que que ajudam as empresas a acompanhar vários aspectos de suas operações.


Usando um drone, as empresas de construção podem alcançar uma grande área, processar os dados usando um software criado para esse propósito e obter uma visão ampla de tudo que está contecendo no site. Os drones também podem ajudar no trabalho de planejamento - usando um mapa 3D criado com dados aéreos


7. Telecomunicações


Os pilotos de drones também estão mudando a forma como as inspeções são feitas no setor de telecomunicações. Em geral, ao fazer esse tipo de inspeção, os pilotos de drones procuram por riscos ambientais ou outros antes de escalar (abelhas, pássaros, danos estruturais, etc.); identificação de áreas danificadas; ou investigando a integridade da estrutura antes de o pessoal escalar a torre para descobrir se é seguro escalar.


Assim como nas inspeções de linhas de energia, as torres de telecomunicações geralmente emitem algum tipo de interferência magnética, que pode derrubar o drone se você voar muito perto (ou seja, a menos de 30 metros). Para trabalhar como piloto de drones no setor de telecomunicações, é importante ser um piloto altamente qualificado e ser capaz de tirar fotos muito precisas à distância.




8. Logística


O futuro da tecnologia de drones também apresentará aos consumidores a opção altamente conveniente de receber suas entregas por drones.


Esta aplicação da tecnologia de drones tem o potencial de tornar a entrega muito mais eficiente em um futuro próximo, embora nenhum serviço de entrega de drones amplamente difundido esteja operando em plena capacidade ainda devido a regulamentações governamentais e questões de segurança pública. As empresas interessadas em oferecer serviços de entrega de drones precisarão enfatizar o projeto e a implementação de sistemas éticos e seguros que não coloquem em risco seus clientes ou o público.


9. Inspeções Óleo e Gás


A indústria de Óleo e Gás armazena gás natural e gasolina, entre outras substâncias, em vasos de pressão e tanques de armazenamento, o que significa que devem realizar inspeções regulares desses recipientes.


10. Inspeções em esgoto e tratamento de água


As inspeções subterrâneas apresentam várias dificuldades técnicas, e as inspeções relacionadas com esgoto e tratamento de água certamente não são inspeção.

Drones construídos especificamente para inspeções internas estão ajudando a melhorar o processo de inspeção neste setor, dando aos inspetores uma visão próxima das condições subterrâneas, sem exigir que eles entrem fisicamente na área que está sendo inspecionada.


A Drones Solution é uma empresa de soluções tecnológicas por drone. Além dos serviços prestados wm diversas áreas de engenharia, a empresa disponibiliza treinamento e capacitação para profissionais que pretendem iniciar uma carreira de piloto de drone.


Assine nossa News e acompanhe as notícias desse mercado promissor!





bottom of page