top of page
Buscar
  • Drones Solution

O Drone no Delivery, uma realidade ou não?

Atualizado: 16 de nov. de 2021



NO MUNDO:


A Wing é uma empresa de delivery por drones, subsidiária da Alphabet da Google, e possui grande destaque mundial no ramo.


A Wing ofereceu ao mundo o seu projeto de entrega de encomendas e cargas com drones para pessoas comuns: entrega de itens de drogarias, alimentos, livros da biblioteca, café e muito mais para as pessoas em suas casas.


Em abril de 2019, a Wing se tornou a primeira empresa de entrega de drones a receber um Certificado de operador aéreo da Federal Aviation Administration (FAA) que permite operar como companhia aérea nos Estados Unidos.


Eles abriram seus programas inovadores de entrega com drones nos EUA, na Finlândia e na Austrália para pequenas empresas locais, além de gigantes do varejo. A entrega com drones tem beneficiado as comunidades em que trabalham e a indústria de drones, pois demonstram soluções seguras a demanda dos clientes.


O CTO da Wing, Adam Woodworth, foi fundamental no desenvolvimento da aeronave da Wing e na concretização da visão dos drones como parte da cadeia de suprimentos em comunidades ao redor do mundo. Woodworth não vê a entrega com drones como uma reviravolta na cadeia de suprimentos, apenas como uma forma de torná-la melhor.


“Trabalhar com tecnologia dá muita ênfase à interrupção. Como estamos interrompendo a abordagem atual? Geralmente encontramos soluções técnicas que mudam fundamentalmente o modo como as coisas funcionam”, diz Woodworth.

“A entrega de drones tem a oportunidade de não ser tão tradicionalmente disruptiva, mas talvez complementar às soluções existentes. Os drones nunca vão entregar um sofá. Eles não vão entregar um saco de 30 quilos de arroz. Mas eles vão entregar pequenas mercadorias que, de outra forma, seriam transportadas em de carro ou em um outro veiculo.”


O drone de entrega Wing pode conter um pacote de até 1,3 quilogramas.“Uma das perguntas mais interessantes que recebo é: “ O que vem na caixa? ”

Você obtém as coisas mais tradicionais, como café, comida preparada, medicamentos de venda livre, todos esses tipos de coisas que você normalmente associa à entrega sob demanda.

Mas também vimos pessoas aplicarem essa maneira única de transportar mercadorias para resolver seus próprios problemas.


Na Virgínia, entregamos livros da biblioteca para crianças em idade escolar no meio do COVID-19. Na Finlândia, entregamos doces de Halloween. Na Austrália, até transferimos pequenos mercadorias de construção para as pessoas em um local de trabalho. Acho que a parte mais fascinante é que a resposta a essa pergunta é orientada pelo usuário. ”


Resumindo, a resposta de alguns países como EUA, Finlândia e Austrália sim, o Drone já é um método de entrega de objetos a distância.




BRASIL:


Vale lembrar que aqui no Brasil em agosto de 2020 a ANAC emitiu à Speedbird o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para que a empresa inicie entrega de produtos utilizando aeronaves não tripuladas, os Drones.


O drone desenvolvido e autorizado para operações de transporte de carga é o de modelo DLV-1. A aeronave pesa aproximadamente 9 kg e pode transportar produtos de até 2kg, com velocidade de 32km/h. Inicialmente, estão autorizadas operações somente durante o dia e a uma distância máxima de 2,5 km do ponto de decolagem. Essa autorização possibilita que o voo possa ser realizado além da linha de visada visual, ou seja, o piloto remoto do drone não precisará ter contato visual com a aeronave durante todo o percurso.


O processo de certificação do veículo terá duração de um ano, acabando provavelmente em agosto de 2021. Certamente é interessante e benéfico que seja regulamentada a entrega de objetos e produtos com drones, facilitando assim a entrega de medicamentos, alimentos entre outras infinitas coisas de pequeno porte, claro que tudo isso com a devida certificação de segurança para prevenção de incidentes graves e acidentes.

A realidade do uso de drones no ramo do delivery é um fato que já estamos vivendo, imagine que no fim de 2021 já poderemos estar recebendo pequenas encomendas através do ar, no conforto da sua casa, sem contato com outras pessoas e quem sabe ainda podendo também ser um empreendedor do ramo de entrega com Drones.


Então, no Brasil o delivery com drones está em fase de desenvolvimento por aqui. Mas, pode ter certeza, de que quando a regulamentação do delivery por drones sair a Drones Solution estará aqui para dar suporte a este mercado em desenvolvimento com o treinamento de pilotos e operadores, suporte ao entendimento da regulamentação para voar em segurança, assim como na oferta de vários modelos de Drone para você modernizar seu negócio. Conte com a gente para decolar seus projetos.


Se você quer ficar atualizado com as notícias sobre Drones do Brasil e no mundo, cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos atualizados sobre o Universo dos Drones.


Aproveite e baixe, gratuitamente, o E-Book da Lesgislação de Drones no Brasi.







bottom of page