Buscar
  • Drones Solution

Uso dos drones no combate a incêndios

Atualizado: 16 de nov. de 2021



No Brasil, o Corpo de Bombeiros já utiliza drones desde 2015, pois além de realizarem tarefas de maneira rápida e ágil,
Foto: Edvaldo Sales 14/10/2021 - 08:55 - https://sociedadeonline.com/

Sabe aquelas atividades que geram riscos para quem executa? Os drones são uma alternativa segura que permite a execução em menos tempo, menos custos, mais detalhes, agilidade e segurança. Quando as áreas afetadas são vistas do alto é possível dimensionar o incêndio e para onde ele se expande.


No Brasil, o Corpo de Bombeiros já utiliza drones desde 2015, pois além de realizarem tarefas de maneira rápida e ágil, permitem o acesso remoto às áreas atingidas e diminuem o desgaste das equipes e bombeiros.


Para cada tipo de tarefa há um modelo específico de drone, com características e recursos específicos. Os mais utilizados são os drones de asas rotativas. Portáteis, leves e permitem filmagens, além das fotos. São menos ágeis que os de asas fixas, porém, suas características permitem que decolem e aterrissem na vertical, podendo também parar no ar, facilitando o monitoramento de áreas, incluindo a aplicação de zoom nas imagens.


Alguns modelos são revestidos com aramida, o que lhe proporciona resistência ao calor proveniente das chamas e são equipados com câmeras térmicas e um scanner laser 3D.


Como os drones são usados ​​durante o combate a incêndios?


Consciência situacional : Em um cenário típico de incêndio em um prédio, os bombeiros chegam ao local e iniciam sua operação com informações limitadas sobre a extensão do incêndio e os danos causados ​​à estrutura.


Em vez disso, com uma frota de drones, os bombeiros podem começar com uma avaliação aérea do local e saber a extensão do incêndio antes de iniciar sua operação de resgate usando drones.


Alcance lugares difíceis : os drones são eficientes para chegar a espaços de difícil acesso, pois são ágeis e ágeis, e implantá-los primeiro para evitar colocar os humanos em situações inseguras.


Avaliação térmica : Em uma situação de combate a incêndio, os bombeiros trabalham contra o relógio para salvar vidas e integridade da estrutura. É por isso que é importante direcionar seus esforços para a fonte do incêndio. Drones equipados com uma câmera térmica podem ajudar os bombeiros a identificar pontos quentes dentro de uma estrutura em chamas. Conseqüentemente, os bombeiros podem direcionar seus esforços para trazer a situação sob controle.


Busca e resgate : os bombeiros estão ativamente envolvidos em missões de busca e resgate. Um drone de câmera térmica pode fazer o trabalho de 100 pessoas, examinando uma grande área e identificando pessoas em perigo. Durante uma calamidade natural como um terremoto, drones de câmeras térmicas podem voar sobre estruturas caídas e identificar indivíduos presos e até mesmo identificar vazamentos perigosos.


Já pensou em ser piloto de drone? Acesse o link abaixo e conheça nossos cursos

https://www.dronessolution.com.br/capacitacao-profissional