Buscar
  • Drones Solution

Pontos de controle: quando utilizar no Mapeamento Aéreo com Drone

Atualizado: 16 de nov. de 2021


Mapeamento aere com drone

Muitos usuários possuem dúvidas de quando é necessária a utilização de pontos de controle em solo no mapeamento aéreo com drones.


Pontos de controle são pontos foto identificáveis, alvos que irão aparecer nas imagens aéreas. São pontos de referência no solo utilizados no pós-processamento das imagens aumentando assim a precisão dos produtos finais gerados.


A grande maioria dos drones possui em seu sistema embarcado um GPS de navegação, responsável por executar a missão programada e gravar a posição onde cada imagem foi tomada. Porém, a precisão de um GPS de navegação comum embarcado é em torno de 5 a 10 metros. O pontos de controle são coordenados em solo por GNSS de alta precisão. A função destes pontos é de amarrar a modelagem do terreno à posição geodésica real e auferir sua acurácia, garantindo que o valor obtido se aproxima do valor verdadeiro para toda área mapeada.


A principio as imagens capturadas e as coordenadas de cada uma delas, gravadas pelo receptor GPS embarcado no drone são suficientes para que o software seja capaz de georreferenciar as imagens em relação ao solo. Os pontos de controle não são um pré-requisito para o pós-processamento dessas imagens, mas você deve utilizá-los caso seu produto final necessite de acurácia métrica e posicional.




Quer se aprofundar no assunto? Nós criamos um curso online de mapeamento aéreo com drones para te ensinar tudo o que precisa para entrar neste mercado promissor e as aulas acontecerão online nos dias 28, 29/09, 05 e 06/10.


Acesse as informações do curso neste link ou entre em contato com um dos nossos consultores, preenchendo o formulário abaixo.