Segundo a última pesquisa da Administração do Comércio Internacional (ITA) do Departamento de Comércio dos EUA, os Drones são usados no Brasil principalmente para recreação, agricultura e segurança e estima-se que o mercado brasileiro de Drones representa em torno de US $60 milhões.
Por aqui ainda não são permitidos voos totalmente autônomos e o mercado é composto predominantemente por Drones com preços que variam de US $2.000 a US $20.000 No entanto, seguindo a tendência mundial, o mercado brasileiro deve crescer rapidamente nos próximos anos.
Os dados existentes sobre nosso país são divulgados mensalmente após a pesquisa do período feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável pelo registro das aeronaves não tripuladas, que disponibilizam seus dados sobre Drones mensalmente.
Os documentos apontam que o uso de Drones não é uma solução isolada. É necessário automatizar os fluxos de trabalho, principalmente as análises e o processamento dos dados capturados. Como acontece com frequência no setor de tecnologia, as startups são pioneiras na prestação de serviços relacionados aos drones.
Os tópicos-chave de pesquisa em Drones são: inteligência artificial, processamento de imagens, tecnologias para a detecção e prevenção de Drones para controle de tráfego aéreo, controle e comunicação de Drones e capacidade de bateria.
Todos os relatórios prevêem um crescimento significativo do mercado para aplicações comerciais de Drones. O foco, ao longo dos anos, deixará de ser nos desenvolvimentos tecnológicos e passará a estar nas aplicações específicas para os clientes. A cibersegurança de Drones e os altos custos envolvidos na coleta de dados precisos podem atuar como um desafio para o crescimento do mercado.
Você pode se inserir neste mercado promissor, fazendo sua formação conosco para se tornar um piloto de drone. Nossa próxima turma está confirmada e as aulas acontecerão online.
Baixe gratuito o e-book Legislação de Drones no Brasil
Comments