top of page
Buscar
  • Gabriella Carvalho

Modelo Digital de Terreno e Modelo Digital de Superfície


Modelo Digital Terreno ( MDT)

O Modelo Digital de Terreno, conhecido como MDT, nada mais é que um mapa que representa dados altimétricos de uma área específica. Assim como o Modelo Digital de Superfície (MDS), estes arquivos são resultados gerados por softwares de processamento de imagens de Drones.


Para representar uma superfície real no computador, é preciso a criação de um destes modelos, geralmente a partir de uma nuvem de pontos regulares ou irregulares. Existem algumas formas de uso destes resultados, como o armazenamento de dados de altimetria para mapas topográficos, análise de variáveis geofísicas e geoquímicas, apresentação em 3D, análises de corte-aterro para projetos de estradas e barragens, entre outros.


Modelo Digital Superfície (MDS)

A partir do MDT, pode-se calcular áreas e volumes, gerar imagens sombreadas, curvas de nível, desenhar perfis, dentre outras aplicações. E, para além disso, através de equações analíticas é também possível conseguir um destes modelos, afinal, a ligação dos pontos também é considerada uma representação matemática.


Gostou do conteúdo? Comente suas experiências realizando mapeamento aéreo com drones.

Quer aprender muitas outras vantagens e como usar drones para o mapeamento aéreo?

Clique no link abaixo e acompanhe a nossa agenda de cursos. Faça parte do mercado que só cresce no mundo!





Comments


bottom of page