Buscar
  • Drones Solution

Como usar as imagens adaptadas por drones na Construção Civil

Atualizado: 16 de nov. de 2021



Estáveis e muito fáceis de controlar enquanto estão no ar, os drones permitem estudar detalhadamente a evolução da construção de uma edificação.


Conseguem capturar imagens a partir de ângulos diversos e de forma repetitiva (em horários ou dias diferentes) que contribuem para melhorar a capacidade de acompanhamento e planejamento do projeto de construções imobiliárias, residenciais, corporativas, industriais, de infraestrutura, e pode fornecer em curto espaço de tempo estudos topográficos que podem contribuir para a tomadas de decisões no dia a dia da gestão da obra.


A tecnologia dos drones na construção civil auxilia nos primeiros estudos, aqueles que envolvem o desenvolvimento de um projeto como por exemplo a realização de levantamentos, cadastros de áreas e estudos de aspectos técnicos do local. São dados que impactam diretamente na definição do conceito arquitetônico e estrutural dos empreendimentos.


Drones ajudam na venda de imóveis

Mas não é só durante a obra ou para fins técnicos que os drones na construção civil fazem a diferença. Eles também são extremamente úteis para melhorar o desempenho da equipe de corretores imobiliários, pois permite mostrar ao potencial cliente qual será exatamente a vista a partir das janelas ou da sacada de seu apartamento com imagens reais que permitem ver com precisão e nitidez todo o entorno da edificação antes mesmo de o prédio começar a ser construído e assim melhorar e intensificar a experiência vivida pelos clientes no estande de vendas ou até mesmo antes de sair de casa para visitar o empreendimento.


Ou seja, o potencial cliente imobiliário não precisa ir até o canteiro para conhecer a obra e o cliente que já comprou sua unidade pode receber atualizações periódicas sobre como está o andamento das obras, uma poderosa ferramenta de relacionamento com o cliente.


Com estas imagens vários produtos de valor podem ser gerados como a inspeção de segurança do trabalho, gestão de estoques, medição de pilhas de materiais, segurança patrimonial,gestão de equipamentos, mapeamento de áreas, captação de imagens e dados e acompanhamento de trabalhos, os drones são muito utilizados para inspeções de obras e monitoramento de equipes. Podem identificar infiltrações e problemas elétricos, por exemplo, por acessarem lugares difíceis e enviarem dados precisos. Evitam a circulação excessiva de profissionais em telhados, andaimes e outros locais da obra para esta inspeção e verificam se os trabalhadores estão fazendo o uso correto dos EPIs e se estão cumprindo o cronograma, além de analisar se o canteiro está seguro, limpo e organizado.


Com tantas aplicações positivas, a tendência é que o uso de drones na construção civil continue crescendo. Como toda atividade profissional, é preciso garantir que a operação seja segura e não cause prejuízos a terceiros. Para que isso ocorra, vale contratar uma empresa certificada ou treinar sua equipe para utilizar o equipamento com base nas funções e responsabilidades delegadas, cumprindo as regras definidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).


Em ambos os casos, podemos te atender. Solicite o seu orçamento através do formulário abaixo. Será um prazer poder te ajudar!