Buscar
  • Drones Solution

Fotogrametria com drones como alternativa às técnicas clássicas de levantamento terrestre

Atualizado: 16 de nov. de 2021






Drones se tornaram, em muito pouco tempo, uma ferramenta indispensável para o levantamento topográfico de grandes áreas de forma precisa, confiável e econômica quando comparados aos métodos tradicionais de mapeamento terrestre. Já citamos aqui algumas vezes que uma das maiores vantagens do mapeamento fotogramétrico com drone é que ele permite que os topógrafos façam muito mais em menos tempo. E com uma riqueza de informações infinitamente superior.


Além disso, como os drones podem ser controlados remotamente de qualquer lugar, seu uso elimina a necessidade de enviar a equipe de levantamento de campo para áreas perigosas, como telhados, saliências, estradas, solo instável e aterros íngremes. Mesmo infraestruturas de difícil acesso, como torres de celular, chaminés e copas das árvores, podem ser mapeadas facilmente com o uso de drones.


Os drones são ferramentas essenciais no kit do agrimensor e estão cada vez mais complementando ou substituindo métodos de levantamento terrestre para muitas aplicações, pois permitem que os topógrafos atinjam maior precisão dos dados coletados e obter a qualidade de saída desejada para projetos críticos.