top of page
Buscar
  • Drones Solution

Prospecção tecnológica para inspeção de torres de telecomunicações por RPA (drone)

Atualizado: 16 de nov. de 2021

O Relatório de Prospecção publicado por Mauro Abram, CTO e Sócio Fundador da Drones Solution. Acesse o texto completo AQUI.

ProspecçãoTecnológica - RPA em Inspeção
Download • 2.04MB





"Sobre sonhos, desafios e realizações! Desde 2000, quando comecei a me posicionar na frente de um grupo de estudantes, honrado por estar nessa posição nobre chamada Professor, percebi que o título de mestre seria algo a ser alcançado. Não imaginava que seria tão árduo, mas possível ".
Mauro Abram

O objetivo deste trabalho foi realizar uma prospecção tecnológica das tecnologias disponíveis envolvendo Sistemas de Aeronaves Pilotadas Remotas no segmento específico de inspeção de ativos de infraestrutura em locais de difícil acesso, atendendo às demandas do setor de telecomunicações.


O gerenciamento de ativos de infraestrutura no setor de telecomunicações requer atividades periódicas de inspeção no local, que incluem atividades de altura para verificar a integridade da estrutura das torres e consertar as antenas e acessórios.


É um setor com demandas crescentes devido à constante expansão da cobertura, somada ao envelhecimento da base instalada. As tecnologias trazidas pela Aeronave Remotamente Pilotada, popularmente conhecida como Drone, apresentam fortes argumentos para reduzir a exposição da vida humana e perspectivas crescentes de automação e repetibilidade.


Na perspectiva do gerenciamento de ativos, referenciado pela ISO 55000, permite registros de tempo em formato digital, o compartilhamento de informações na empresa e entre fornecedores, apoiando a tomada de decisões e a redução de custos a longo prazo.


Pode-se dizer que aumenta a atividade de inspeção para a era da Internet das Coisas, BigData e Inteligência Artificial no contexto de uma Indústria 4.0. A perspectiva tecnológica aqui apresentada reúne informações sobre as demandas das estações de telecomunicações por inspeções e as práticas associadas de ensaios não destrutivos.


Ele analisa as tecnologias, serviços disponíveis e analisa o contexto da migração de técnicas tradicionais para esse novo cenário.



bottom of page